"O gosto amargo da BAIXA QUALIDADE, dura bem mais que a doçura do preço INFERIOR"

Quais os vírus e bactérias são eliminados na autoclave?

Virus-e-Bacterias_BlogFace

Quais os vírus e bactérias são eliminados na autoclave? Ainda tem essa dúvida, leia o post.

Esterilização X Desinfecção

As autoclaves realizam a esterilização dos artigos processados em seu interior. Para responder melhor a pergunta vamos definir esses dois conceitos:

Esterilização: Processo que utiliza agentes químicos ou físicos para eliminar todas formas de vida microbiana aplicado especificamente em objetos inanimados.

Desinfecção: Processo aplicado a um artigo ou superfície com o objetivo de elimina microrganismos exceto os esporos. De acordo com a ação do agente desinfetante podemos categorizar a desinfecção em três níveis:

• Desinfecção de baixo nível – elimina todas as bactérias, exceto as micobactérias e alguns vírus envelopados.
  • Desinfecção de nível intermediário – elimina todas bactérias no estado vegetativo, as micobactérias (bacilo da tuberculose) fungos, vírus envelopados e alguns vírus pequenos não envelopados. Não tem ação contra os esporos . É também chamada de desinfecção de nível hospitalar. É o nível de desinfecção e aplicada às superfícies clínicas (contaminadas) entre os atendimentos odontológicos.
  • Desinfecção de alto nível: – elimina todas as bactérias no estado vegetativo , as micobactérias (bacilo da tuberculose) fungos, vírus envelopados e todos os vírus pequenos não envelopados e age contra a maioria dos esporos.

Quais instrumentos precisam ser esterilizados?

Exigida para todos os instrumentos críticos e recomendada para os semicríticos termorresistentes. Os instrumentos semicriticos termossensíveis sofrem apenas desinfecção de alto nível quando não houver outra opção para esterilização.

Classificação dos instrumentos:

A classificação de Spaulding é bem antiga, mas continua a ser utilizada e presume que qualquer contaminação pode oferecer risco de infecção, a base é o uso pretendido do instrumento e determina a o grau de exigência mínima de processamento do artigo:

Instrumentos críticos: Alto potencial de risco de transmissão de infecção no caso de estarem contaminados por qualquer microrganismo. São considerados artigos críticos aqueles que entrarão em contato com tecidos estéreis ou sistema vascular- EXIGIDA ESTERILIZAÇÃO

Instrumentos semi-críticos:Potencial intermediário de risco de transmissão de infecção no caso de estarem contaminados por qualquer microrganismo. São considerados artigos semi-críticos aqueles que entrarão em contato com mucosas íntegras ou pele não íntegra – EXIGIDA NO MÍNIMO DESINFECÇÃO DE ALTO NÍVEL. Entretanto, é recomendável a esterilização pois na desinfecção de alto nível não é possível embalar os produtos e manter a qualidade obtida no processo. Por esse motivo, os artigos semi-críticos termorresistentes são esterilizados em autoclaves. O processo é controlado e tem um custo/benefício favorável.

Instrumentos não críticos: Baixo potencial de risco de transmissão de infecção no caso de estarem contaminados por qualquer microrganismo. São considerados artigos não críticos aqueles que entrarão em contato apenas com pele íntegra, uma vez que a pele trabalha como uma barreira protetora para muitos microrganismos.EXIGIDA NO MÍNIMO LIMPEZA e se contaminados por matéria orgânica DESINFECÇÃO DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO.

Quais os vírus e bactérias são eliminados na autoclave?

Quando a esterilização acontece na autoclave, eliminamos todos os microrganismos sem exceção. Entretanto, para garantir a qualidade assegurada da esterilização é necessário realizar corretamente todos os passos da esterilização, ou seja é fundamental que cada uma das etapas seja cumprida corretamente para proporcionar a esterilização: Limpeza, inspeção visual, embalagem, esterilização, monitoramento da esterilização, registros e armazenamento em local adequado.

E os príons? Não são microrganismos

Os príons não são considerados microrganismos e sim proteínas infectantes e podem causar doenças. Embora sejam muito difíceis de serem eliminados dos instrumentos contaminados, somente aqueles utilizados em tecidos com alto grau de infectividade e em pacientes sabidamente infectados por doenças priônicas ou de alto risco de infecção (encefalopatias espongiformes como Doença de Credzefeld-Jacob) são processados de maneira diferente da habitual. Uma dessas formas é o ciclo de príons em autoclaves pré-vácuo, classe B a 134o por 18 minutos.

Precauções Padrão

É um conjunto de ações aplicadas em serviços de saúde que visam a prevenção e transmissão de infecções. Uma dessas estratégias é tornar seguro os objetos utilizados em um paciente de modo que possa ser utilizado em outro paciente sem causar dano. Por isso esterilizamos os materiais seguindo um protocolo de ações para garantir que seja realizado sempre da mesma maneira em todos os instrumentos independente de diagnóstico de doença.

Como garantir a esterilização?

A esterilização é um processo que não é visível e por esse motivos utilizamos indicadores indiretos como os parâmetros físicos da autoclave, indicadores químicos e indicadores biológicos com materiais previamente limpos de acordo com a recomendação dos fabricantes quanto aos ciclos e temperaturas em equipamentos validados. Para entender como monitorar rotineiramente a sua autoclave leia esse post.

Conclusão

A autoclave realiza o processo de esterilização que elimina todos os microrganismos. O processo de esterilização é sujeito a falhas e por esse motivo deve ser monitorado para que possamos ter a maior segurança possível.

Se você ainda ficou com alguma dúvida entre em contato ou deixe um comentário

Liliana Donatelli

Fonte https://www.cristofoli.com/biosseguranca/quais-os-virus-e-bacterias-sao-eliminados-na-autoclave/