A cada dia novas tecnologias para o tratamento de feridas são lançadas no mercado, com o objetivo de favorecer a cicatrização, promover o alívio da dor, proporcionando mais conforto e qualidade de vida ao paciente e manejo adequado do leito da ferida de acordo com a avaliação clínica.
A busca por inovações tecnológicas e descobertas de novos tratamentos medicamentosos, curativos e coberturas se justifica, na melhor maneira de atender o paciente e diminuir o seu sofrimento no seu estado geral, e entender o aspecto fisiopatológico da ferida dentro de seu contexto sistêmico. Isso dá aos profissionais condições de escolher o que há de melhor no mercado e ofertar ao paciente possibilidades de tratamento ideal da ferida e melhora da sua condição de saúde.
Perante a cronicidade e possibilidade de reincidência, essas lesões podem ocasionar repercussões psicossociais aos pacientes, devido às mudanças no estilo de vida, o afastamento do convívio familiar, alteração de sua autoimagem, podendo afetar diferenciadamente cada indivíduo, além do impacto que causam nas instituições hospitalares, demandando aumento dos custos devido a utilização de insumos e a necessidade de cuidados com uma equipe especializada (OLIVEIRA et al., 2010).
Com o aumento da expectativa de vida, seguidos de hábitos de vida inadequados e acompanhados de determinantes socioeconômicos resultam no aumento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). As DCNT acarretam forte impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida das pessoas. Dentre as DCNTs podemos citar diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças vasculares e arteriais, dentre outras, ampliam os riscos do aparecimento de diversos tipos de lesões na pele, principalmente as feridas complexas crônicas (LIMA et al., 2017; JOAQUIM et al., 2018).
As feridas crônicas exercem relevante impacto social e econômico por apresentarem altas prevalências mundiais e têm recebido cada vez mais atenção dos profissionais de saúde, envolvidos diretamente nos cuidados, tratamento e uso de novas tecnologias, bem como dos gestores da área da saúde preocupados com o impacto que o tratamento das feridas gera tanto para o paciente e sua família, como para gestores do sistema de saúde (LIMA et al., 2017).
O tratamento de feridas requer grande preparo e experiência, no intuito de otimizar a cicatrização para que aconteça no menor tempo possível, pois quanto mais rápida a cicatrização, maiores são os benefícios, como a melhoria da qualidade de vida, autoestima e autoimagem da pessoa com lesão, menores custos para as instituições de saúde, menores riscos de infecções e indicações de antibioticoterapias, reduzindo consequentemente o tempo de internações.
A MMO apresenta o Emilight, um avanço para a área da enfermagem, equipamento registrado na ANVISA e que possui moderna tecnologia fotônica para fotobioestimulação de tecidos.
É capaz de promover a fotobioestimulação dos tecidos acelerando a regeneração de lesões, trazendo resultados mais rápidos, eficientes e oferecendo maior comodidade e agilidade aos profissionais da área da saúde.
O Emilight disponibiliza aos profissionais da área de saúde duas funcionalidades, sendo a descontaminação das lesões e a fotobioestimulação para cicatrização de feridas, através das emissões da luz azul no comprimento de onda 450 nm e vermelho com comprimento de onda 630 nm.
A ponteira de acrílico fornece ao profissional maior área de aplicação, acelerando o processo de cuidados com o paciente, pois possibilita entrega da energia durante o tratamento de forma mais homogênea e eficiente, facilita o manejo com a lesão, agiliza o tratamento em cada aplicação, proporcionando menor desgaste tanto para o profissional quanto para o paciente acometido, além de otimizar os resultados.
A MMO tem como objetivo principal de atender seus clientes com maior eficácia, oferecendo o que há de mais atual no mercado nacional através do desenvolvimento de equipamentos tecnológicos e inovadores que promovam a recuperação, estabelecendo o retorno de seus clientes o mais breve possível às suas atividades normais do cotidiano.
Referências Bibliográficas:
JOAQUIM, F.L et al. Impacto venous ulcerson patients’ quality of life: na integrative review. Rev Bras Enferm. 2018. v. 71, n.4, p.2021-9.
LIMA et al. Terapia por pressão negativa no tratamento de feridas complexas. Rev. Col. Bras. Cir, v. 44, n. 1, p. 81-93, 2017.
OLIVEIRA, S. H. S., SOARES, M. J. G. O., ROCHA, P. S. Uso de cobertura com colágeno e aloe vera no tratamento de ferida isquêmica: estudo de caso. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 346- 351, Junho, 2010.
Colaboração:
Professora Elissandra Moreira Zanchin
Consultora em Enfermagem na MMO
Dra. Karen Laurenti
Consultora em Fisioterapia na MMO
Fonte: https://mmo.com.br/emilight-a-combinacao-da-tecnologia-led-no-tratamento-de-feridas/