"O gosto amargo da BAIXA QUALIDADE, dura bem mais que a doçura do preço INFERIOR"

Atuação do Enfermeiro Podiatra na área da Fotobiomodulação

WhatsApp Image 2022-08-10 at 08.14.34

A Podiatria é uma especialidade da enfermagem voltada para os cuidados dos pés, incorporando conhecimentos de anatomia, fisiologia, biomecânica e enfermidades dos pés, levando em consideração, além da manutenção ou recuperação da saúde, alterações posturais e da biomecânica da marcha com foco na reabilitação.

A principal função do enfermeiro podiatra é a avaliação dos pés, identificando indícios de risco que possam comprometer a habilidade funcional do indivíduo (ABENPO, 2022).
No Brasil, desde 2008 já conta com a atuação do Enfermeiro Podiatra como parte integrante na equipe multidisciplinar de tratamento dos pés.

O envelhecimento e as doenças crônicas, como o Diabetes Mellitus (DM), podem ocasionar diversos problemas nos pés como, por exemplo, feridas complexas e de alta gravidade.
A podiatria atua na prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação dos pacientes com diversas doenças.

Os pacientes com DM possuem taxa de incidência anual de úlceras plantares de 2%, além do risco de 25% de desenvolvimento destas ao longo de suas vidas. Cerca de 85% das amputações de membros inferiores em pacientes com DM são precedidas de úlceras, sendo os seus principais fatores de risco a neuropatia periférica (NP), deformidades nos pés e traumatismos. As alterações de ordem neurológica e vascular em extremidades, provocadas pelo quadro DM, produzem distorções na anatomia e fisiologia normais dos pés.
A alteração do trofismo muscular e da anatomia óssea dos pés provoca o surgimento de pontos de pressão, enquanto o ressecamento cutâneo prejudica a elasticidade protetora da pele e o prejuízo da circulação local torna a cicatrização mais lenta e ineficaz.

Em conjunto, essas alterações aumentam o risco de úlceras nos pés, podendo evoluir para complicações mais graves, como infecções e amputações. Além das úlceras plantares outra situação de complicação nos membros inferiores bastante recorrente na população que convive com o diabetes são as micoses, principalmente aquelas que acometem as unhas (onicomicose) e/ou na região interdigital (tínea pedis) (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2016).

O enfermeiro podiatra deve ofertar cuidados especializados, seguros e de qualidade, utilizando-se das inovações tecnológicas disponíveis. No âmbito das tecnologias, destaca-se a laserterapia de baixa intensidade ou fotobiomodulação (FBM) (NORONHA, 2019).

A Fotobiomodulação é um recurso terapêutico de baixo custo e eficiência comprovada no tratamento de feridas, como é o caso das úlceras do pé diabético, pois tem a capacidade de acelerar o processo de reparo tecidual, melhorar a qualidade da cicatrização, estimular a microcirculação, proporcionar efeito anti-inflamatório, antiedematoso e

analgésico (NORONHA, 2019).

Nesta perspectiva, a MMO disponibiliza de dois equipamentos, o RECOVER e o EMILIGHT que contribuem para uma prática clínica com excelência, inovação, qualidade, rapidez, efetividade e segurança.

Referências Bibliográficas:
ABENPO. Associação Brasileira de Enfermagem em Podiatria Clínica. Disponível em: https://www.abenpo.com.br/. Acesso em: 25 de abril de 2022.
Ministério da Saúde (2016). Secretaria de Atenção à Saúde. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível: http://www.as.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/manual_do_pe_diabetico.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022.
NORONHA, J. A. F (2019). Fatores associados à alteração da percepção sensorial tátil nos pés de pacientes com diabetes mellitus: Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem. 176 f.

Colaboração:

Professora Elissandra Moreira Zanchin
Consultora em Enfermagem na MMO

Dra. Karen Laurenti
Consultora em Fisioterapia na MMO

Fonte: https://mmo.com.br/atuacao-do-enfermeiro-podiatra-na-area-da-fotobiomodulacao/!#