O que é?
A terapia por meio do ILIB (do inglês “Intravascular Laser Irradiation of Blood”), também chamada de Fotobiomodulação Sistêmica Vascular (FSV), utiliza a luz vermelha ou infravermelha para estimular a região a nível sistêmico (CRONSHAW et al., 2020) – por meio da aplicação, por exemplo, na artéria radial, o que resulta no aumento da microcirculação, produção de trifosfato de adenosina (ATP), óxido nítrico (NO) e reativas espécies de oxigênio (ROS) e, consequentemente beneficia todo o organismo.
A FSV é um método seguro e eficaz especialmente para distúrbios sistêmicos, traz benefícios de analgesia, anti-inflamatório, vasodilatador, antialérgico, imunocorretivo, espasmolítico, bioestimulante, antiarrítmico, antitóxico, antibacteriano, anti-hipóxico, mecanismo de cura sistêmica, aumento na sintese de ATP e formação de energia nas células, entre outras propriedades (TOMÉ et al., 2020), sendo amplamente aplicado no tratamento de diferentes patologias.
Como funciona?
Lizarelli e colaboradores citam que devido a sua ação, a terapia reduz o colesterol, a glicose, estabiliza o estado hormonal e do sistema imunológico (MAKELA, 2005).
De acordo com Lizarelli (2021) antes de iniciarmos o tratamento com o ILIB, devemos levar em consideração o perfil sistêmico de cada paciente.
Faz-se necessário a anamnese completa do paciente, que inclui o fototipo de pele, uso de medicamentos fotossensibilizantes (por exemplo: ácido retinóico, Sertralina, Zolpidem, Fluoxetina, Haloperidol, entre outros) exame bioquímico, preenchimento de um questionário integrativo, aferição da pressão arterial e oximetria.
Indicações
É de suma importância entender a qualidade de vida do paciente, sua dieta, suas disfunções metabólicas, seus hormônios, suas enfermidades e, o motivo pelo qual poderíamos indicar o tratamento com a FSV.
Atualmente, a única contraindicação é a leucemia, devido à falta de estudos científicos.
Independente da proposta do tratamento, sempre haverá ganho sistêmico e os locais de aplicação podem ser:
– transcutânea: temporais superiores, médias e posteriores, pré-centrais e centrais (córtex motor), carótidas, faciais, vertebrais, jugulares, supra-claviculares, cubita mediana, safenas, poplíteas, dorsais e tibiais posteriores e,
– transmucosa: intra-nasal (ponta do laser voltada para a linha mediana) e assoalho da boca (sublingual).
Cuidados
Durante o tratamento, o paciente não deve sentir nenhum tipo de desconforto. Caso o paciente sinta como se estivesse queimando o local onde a pulseira está inserida com o equipamento, deve-se interromper imediatamente o uso da técnica ILIB.
É importante realizar a técnica com um profissional capacitado. Por isso, o profissional deve estar atento ao fototipo do paciente para que se evite queimaduras.
Tipo de queimadura após aplicação com a técnica ILIB.
Por fim, tornam-se evidentes os benefícios e limitações (fototipo alto e medicamentos fotossensibilizantes), impactos relevantes na aplicação da FSV nas mais diversas áreas da saúde. A terapia auxilia o organismo de forma sistêmica e também local, colaborando para o tratamento de diversas patologias.
A MMO disponibiliza do Recover e do Laser Duo para a técnica de FSV nos comprimentos de onda na faixa do vermelho e infravermelho, ambos já parametrizados nos equipamentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CRONSHAW, M., PARKER, S., ANAGNOSTAKI, E., MYLONA, V., LYNCH, E., GROOTVELD, M. (2020). Photobiomodulation Dose Parameters in Dentistry: A Systematic Review and Meta-Analysis. Dentistry Journal, 8(4), 114.
LIZARELLI, R.F.Z., GRECCO, C., REGALO, S.C.H., FLORES, F.L.E., BAGNATO, V.S. A pilot study on the effects of transcutaneous and transmucosal laser irradiation on blood pressure, glucose, and cholesterol in women. Heliyon 7 (2021) e07110.
MAKELA, AM; Theoretical backgrounds for light application in diabetes. Laser, Florence – 2005.
Colaboração
Dra. Karen Laurenti
Consultora de fisioterapia na MMO
Fonte: https://mmo.com.br/tecnica-ilib-fotobiomodulacao-sistemica-vascular/!#